Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Viva a Farinha!!!!: Jemima

E ai, minha gente?
Jemima, Eu e Jucinha

Este post é em homenagem a minha amiga Jemima, maior farofeira que conheço. Ela é baiana verdadeira e a-d-o-r-a farofa!!! Para este tipo de baiano comida de verdade tem que ter FARINHA! Branca ou amarela, grossa ou fina, mas temos que ter o pó...rs Pois é, minha manquinha... para você eu vou colocar aqui algumas receitas de farofa que eu sei que você adora!
Beijos
Farinha (Djavan)
Para ouvir clique no título

"A farinha é feita de uma planta da família das
euforbiáceas, euforbiáceas
de nome manihot utlíssima que um tio meu apelidou de macaxeira

e foi aí que todo mundo achou melhor!...

a farinha tá no sangue do nordestino

eu já sei desde menino o que ela pode dar

e tem da grossa, tem da fina se não tem da quebradinha

vou na vizinha pegar pra fazer pirão ou mingau

farinha com feijão é animal!

o cabra que não tem eira nem beira

lá no fundo do quintal tem um pé de macaxeira

a macaxeira é popular é macaxeira pr`ali, macaxeira pra cá

e em tudo que é farinhada a macaxeira tá

você não sabe o que é farinha boa

Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoa
s"


FAROFA DE LINGUIÇA E CENOURA



Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de margarina- 1 cebola picada

- 500g de linguiça fina cortada em rodelas
- 5 cenouras médias cortadas em ralo grosso
- 150g de ameixa preta sem caroço
- 4 xicaras de farinha (mandioca ou milho)

- cheiro verde picados a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer:
Numa panela, derreta a margarina e refogue a cebola até ficar transparente. Junte a linguiça, a cenoura e ameixa preta por 8 minutos e em fogo alto. Acrescente depois a farinha e o cheiro verde, adicione o sal e a pimenta do reino.


Dica: Eu sempre deixo a farinha ficar sequinha. Basta deixar mais tempo no fogo para retirar um pouco da umidade, misturando sempre para não queimar.

Fonte: Adaptada do site da Sadia


FAROFA DE DENDÊ


-1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
-1 cebola média picada
- Farinha de mandioca

Modo de Fazer:
Aqueça o azeite de dendê. Junte a cebola picada. Deixe fritar até ficar tenra. Vá juntando farinha de mandioca até obter uma mistura solta e seca. Teste o sal.

FAROFA PARA CHURRASCO

-3 cabeças de alho picados
-1 xicara de azeite
-3 colheres de manteiga ou margarina
-3 xícaras de farinha de mandioca crua
-1 colher (café) de sal


Frite o alho picado no azeite e na manteiga (ou margarina). Quando o alho estiver bem fritinho (cuidado para não queimar),acrescente a farinha de mandioca crua, e vá misturando até a farinha ficar torradinha. Por fim acrescente o sal.

FAROFA DE MIUDOS DE FRANGO


Moela;
Coração de frango;
Fígado de frango;
Sal a gosto
01 dente de alho picado
01 colher de sopa de margarina
01 cebola picada
02 xícaras de chá de farinha de mandioca
1 xícara de chá de batata palha

Modo de Preparo
:
Pique bem a moela o coração e o fígado do frango. Derreta a margarina e frite em fogo baixo a moela, acrescente o coração e depois de frito acrescente o fígado. Junte o sal, a cebola e o alho. coração e depois de frito acrescente o fígado. Depois de bem refogadinho coloque a farinha e vá torrando lentamente sempre em fogo baixo até ficar crocante, junte a batata, mexa mais um pouquinho e desligue o fogo.

Fonte: Mais você

PIRÃO DE CABEÇA DE PEIXE E CAMARÃO

1 kg de cabeça de peixe pintado ou barbado
400 gr de camarao limpo
2 cebolas picadas
1 pimentão vermelho picadao
1 xicara de salsinha alho poró e cebolinha
4 dentes de alho picados
1 pimenta velmelha picada
1 colher de cha de curry
4 colheres de sopa de massa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
2 caldos sabor peixe
2 colheres de sopa de azeite dendê
1 colher de sopa de gordura de porco
150 ml de leite de coco farinha de mandioca

Modo de Preparo
:
Coloque as cabeças de peixe para cozinhar ate desmanchar com bastante água junto com os caldo de peixe. Depois retire só o líquido e reserve. Em seguida coloque a gordura, o azeite de oliva e o azeite de dendê juntos com o alho, a cebola e o pimentão. Frite bem, coloque os restos dos temperos no final, o caldo e a farinha de mandioca, mexendo até formar um mingau consistente.

PIRÃO DE LEITE COM CARNE DO SOL

-1kg de carne de sol (alcatra ou contra filé)
-1 litro de leite
-1 xícara de manteiga de garrafa
-1 cebola grande fatiada
-1/2 litro de farinha de mandioca (farinha amarela) 














Modo de Preparo:


Dessalgue a carne de sol e reserve. Coloque o leite em uma panela de pressão junto com a carne e leve ao fogo, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois que pegar pressão, retire a carne e coloque para escorrer o excesso e reserve. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo junto com a cebola até que frite, retire a cebola e reserve. Frite então, a carne nesta mesma manteiga e reserve. Junte o leite do cozimento da carne, a manteiga e leve ao fogo para ferver, desligue o fogo e junte a farinha aos poucos até que fique no ponto de pirão, prove de sal e acrescente mais se necessário. Sirva a carne com a cebola frita, o pirão e o arroz.

2 comentários:

  1. Saaaaaaaaaaaaaaaaa!
    kkkkkkkkkkkkkkk...me poquei de rir,perfeita a homenagem,a música incrementou literalmente...kkkk...sim fiquei emcionada no início do texto quando vi a palavra HOMENAGEM destinada a minha pessoa...sério..rss...Ah quero lhe dar os parabéns;seu blog está PERFEEEEEITO tem tudo o que vou precisar quando casar...rsss...vai ser minha salvação...kkkkk...sim vaca te amo e é maravilhoso ter você em minha vida.♥

    ResponderExcluir
  2. êeeeeeta blog bom esse sô!kkkkkkkkk...as receitas são maravilhosas Sa e fáceis,principalmente as de farofas,ADOREI a homenagem pra minha irmãnzinha Jê..rir muiiito,tah a caaaaaara dela...kkkkkkkk...

    ResponderExcluir

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood