Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Manjerição!

RENDA-SE AO SABOR DO MANJERIÇÃO!!!

Se tem uma erva que muitos baianos desvalorizam o sabor, essa é o Manjerição ou Alfavaca. Pelo menos no meu circulo de amigos poucos conhecem. Até mesmo porque entendemos bem é de coentro e cebolinha.

Sem falar no sabor e no aroma que porporciona aos pratos, ele ainda favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. É bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca. Também é ótimo para cistite.
USO CULINÁRIO

- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.

- Tempura de Manjericão:
Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente. Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador. Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente. Sirva na hora.

- Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita: Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar. Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto. Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado.

- O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.

- Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel.

- Por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.

OUTROS USOS

- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.

- O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.

- Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas.

- As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.

- os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.

Mas se tem duas coisas que eu amo com manjerição é o Macarrão com atum e Pizza sabor Marguerita. Meu marido, minhas amigas e minha mãe amam quando eu faço o macarrão. Rápido, fácil e delicioso!!!

MACARRÃO COM ATUM À MINHA MANEIRA*

Ingredientes:

*500g de macarrão tipo espaguetti
*02 tomates médios cortados em cubos
*02 colheres de manteiga
*01 cubo de caldo de carne
*01 pitada de pimenta do reino
*01 xicara de molho de tomate
*01 lata de atum ralado
* Folhas de manjerição a gosto

Modo de fazer:

Ponha o macarrão para cozinhar em água fervente, óleo e sal. Escorra e reserve. Numa panela, acrescente os tomates e a manteiga até amacia-los. Adicione o caldo de carne, a pimenta e depois o molho de tomate. Adicione um pouco de água para cozinhar e dissover o caldo de carne. Para finalizar, coloque as folhas e desligue o fogo. Misture a massa que foi reservada e por cima, coloque o atum ralado.
Opcional: Queijo parmesão ralado moderadamente.

*Esta receita é minha, mas a imagem é do site rainhas do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood