Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Doce de Jaca

Quem me conhece de verdade, sabe que eu não aguento ver uma jaca. Simplesmente A-D-O-R-O!!!! E fiquei boba de saber que ainda tem pessoas que nem sabem o que é. Tive o exemplo de um amigo paulista que nunca tinha nem ouvido falar. Dá pra crer??? Para ele, eu vou colocar esse post. Aprende menino, aprende...
A Jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais. Um alimento muito popular, na india, juntamente com a manga e banana em termos de produção anual total. Existem mais de 100.000 árvores cultivadas nos quintais e também para sombreamento de culturas de noz, café, pimenta e as plantações de canela. A jaca é consumida ao natural, em doces, compotas e licores. É rica em vitamina A, vitamina C, tiamina, niacina, ferro, sódio, calcio, fibras, fósforo dentre outros . A raiz da jaqueira é um usada combater doenças de pele e asma. Um extrato da raiz é usado em casos de febre e diarréia. A casca é feita em cataplasmas. Suas folhas aquecidas em cataplasma são colocadas em feridas. Toda a planta contém um látex, sendo mais abundantes no fruto quanto está verde.
DOCE DE JACA
Ingredientes:

2 kg de gomos de jaca (sem sementes)
1 kg de açúcar
3 copos de água
1 pedaço de canela em casca
1 cravo da índia
Modo de preparo:
Faça com o açúcar e a água, uma calda rala, junte a canela e o cravo e os gomos de jaca. Deixe cozinhar em fogo brando até que a jaca fique bem passada pela calda e bem macia. Retire do fogo, deixe esfriar, passe para um vidro ou recipiente de louça.
Por: Por Alba Ferreira da Silva

GELEIA DE JACA
500 g de jaca mole
500 g de açúcar
500 ml de água
1 colher de ácido cítrico ou suco de limão coado
Modo de preparo:
Ferva a jaca com a água por 15 minutos, espere esfriar e passe por uma peneira, misture a jaca com o açúcar e o limão e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até atingir a consistência de geléia

Por Ronaldo Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood