Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Bobó de Frango e Camarão

Oi, amigas...
Sei que estamos passando pelo período das festas juninas em todo Brasil, e no nordeste a culinária desta época é muito rica e tradicional. Tem canjica, pamonha, pé-de-moleque (amo), amendoim, bolo de milho, pipoca, milho cozido... Enfim, são tantos os pratos que fica dificil eleger o mais importante.
Neste São João fui para fazenda com a familia e sabe qual foi o prato que comi que mais chamou a minha atenção... O Bobó de frango! Incrivel, mas foi esta adaptação barata e prática e que não tem nada a ver com o São João, que enxeu os meus olhos...
Mas não é um simples bobó, não, não, não... era
O BOBÓ DE FRANGO!!!
Ingredientes:

- 200 ml de azeite de dendê
- 2 cebolas médias picadinhas
- 3 tomates sem sementes e sem pele, picadinhos em cubinhos
- 1 pimentão verde picado
- pimenta-de-cheiro a gosto
- pimenta-do-reino preta a gosto
- 1 1/2 kg de peito de frango sem pele e sem osso cortado emcubos
- 250 ml de leite de coco
- 750 g de aimpim (mandioca) cozida e sem fiapos
- 1 litro de leite
- sal a gosto
- cheiro verde picado a gosto

Modo de fazer:

Numa panela em fogo médio, esquente bem 200 ml de azeite de dendê(quantidade para cobrir os temperos) e refogue 2 cebolas médiaspicadinhas, 3 tomates sem sementes e sem pele, picadinhos emcubinhos, 1 pimentão verde picado e pimenta-de-cheiro a gostoaté que a cebola fique transparente. Acrescente pimenta-do-reinoa gosto. Coloque 1 1/2 kg de peito de frango sem pele e sem osso cortadoem cubos e refogue até obter bastante caldo e o frango estar bemcozido. Acrescente sal a gosto.Enquanto isto, num liquidificador bata 250 ml de leite de coco,750 g de mandioca bem cozida e sem fiapos e, aos poucosacrescente 1 litro de leite até obter um creme. (Esse creme temque ser um pouco grosso).Adicione este creme, aos poucos, no refogado, em fogo baixo,mexendo para misturar bem. Deixe ferver um pouco, mexendo de vezem quando para não grudar na panela. O ponto do bobó é você quemescolhe: pode ser mais líquido ou mais grosso. Acerte o sal. Sirva dentro de uma moranga. Perto da hora deservir, coloque cheiro verde picado a gosto.


BOBÓ DE CAMARÃO



- 500 g. de mandioca cozida (macaxeira ou aipim)
- 600 ml. de leite de coco (reserve 1 xícara de café)
- 2 cebolas médias picadas
- 1 colher de sopa de coentro
- 1 colher de sopa de cebolinha
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/2 unidade de pimentão vermelho picado
- 1/2 unidade de pimentão verde picado
- 3 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes
- 3 dentes de alho picados
- 1 kg. de camarões frescos, limpos e sem cascas
- 1/2 xícara de chá de azeite de dendê
- pimenta de cheiro a gosto
- Sal a gosto

Modo de Fazer:


No liquidificador bata a mandioca com o leite de coco, até ficar um creme firme. Retire do liquidificador e reserve. Liquidifique a cebola, o coentro, o tomate, os pimentões e a xícara de café de leite de coco até formar um creme verde e reserve. Numa panela coloque o azeite, refogue o alho e os camarões frescos (temperados com sal e limão). Junte o molho verde e deixe ferver. Acrescente o creme de mandioca reservado, o azeite de dendê, a pimenta de cheiro e o sal, mexendo até ferver.
Fonte: Mais Você

Um comentário:

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood