Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mãe, eu quero brócolis!!!!

Oi, amigas...
Sabe aquela propaganda em que o menino dá um escândalo no mercado pra mãe levar brócolis e chicória? Segundo ela aquele menino não existe, e o que ele precisa está exatamente numa lata de sustagen... muito criativo, confesso! Como mandava a regra, eu também não gostaVA. Até mesmo porque, brócolis me lembrava o SPA que eu fiquei uma vez... passei fome pra caramba! Pois é, isto agora faz parte do passado, porque eu encontrei uma maneira muito legal de experimentar esse vegetal e amei... tudo graças a minha mãe!
Por isso eu vou colocar a minha receita aqui, que para mim fica excelente com salmão grelhado.... mais um a minha maneira.
Saúde!
1
OS BENEFÍCIOS!
1
Ele espanta o risco de tumores, ajuda a controlar a pressão, fortalece o esqueleto e protege o estômago. Pouco calórico: 100 gramas só têm 36 calorias, quase nada! Os brócolis pertencem ao time dos vegetais crucíferos, sendo primos próximos do repolho e da couve-flor, mas com alguns diferenciais. O brócoli é um vegetal muito rico em Cálcio e Ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue; possui ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual. Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas tem efeito laxativo.
1
AS RECEITAS!
1
ESPAGUETE COM SALMÃO E BRÓCOLIS
1
Ingredientes:
-500 gr de espaguete cozido(s) "al dente"
-300 gr de salmão em filés
-2 xícara(s) (chá) de brócolis picado e cozido(s) "al dente"
-1 xícara(s) (chá) de leite
-2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
-2 colher(es) (sopa) de creme de leite
-quanto baste de sal
-quanto baste de pimenta-do-reino branca
1
Preparação:
Em uma panela, misture o leite, a farinha de trigo e leve ao fogo mexendo até engrossar. Coloque o creme de leite,o sal e a pimenta branca. Junte o salmão e cozinhe por apenas 5 minutos. Adicione o brócolis e o espaguete cozido ao molho.
1
ARROZ COM BRÓCOLIS E BATATA*
(ainda não é minha receita)
1
Ingredientes:
-1 unidade(s) de frango inteiro Sadia em pedaços grandes
-quanto baste de pimenta-do-reino branca
-quanto baste de sal
-5 dente(s) de alho picado(s)
-1/2 xícara(s) (chá) de azeite
-3 unidade(s) de cebola picada(s)
-3 unidade(s) de tomate picado(s)
-quanto baste de cheiro-verde
-2 unidade(s) de batata em cubos pequenos
-2 tablete(s) de caldo de frango
-4 xícara(s) (chá) de Arroz Tio João
-1 xícara(s) (chá) de brócolis para decorar
-9 xícara(s) (chá) de água fervente
1
Preparação:
Tempere o frango. Os temperos para frango, de costume, sal e pimenta do reino. Aqueça o azeite e frite o alho. Em seguida, refogue os pedaços de frango. Se você preferir, pode substituir o frango inteiro cortado por 1 kg de coxinhas da asa ou só de peito. Coloque a cebola na panela. Quando estiver refogada, coloque o tomate picado. Aguarde uns 3 minutos e coloque os cubinhos de caldo e o cheiro verde, as batatas e dê uma misturada de leve. Despeje todo o arroz e misture com uma colher. Em seguida, adicione a água fervente. Mexa para desgrudar algum ingrediente que tenha prendido ao fundo da panela. Experimente o sal e, se necessário, acrescente mais um pouco. Tampe e deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo médio alto. Destampe e veja se a batata está cozida. Caso contrário, adicione mais um pouco de água para terminar de cozinhar a batata. O Arroz deve ficar úmido e ligeiramente ligado. As flores de brócolis devem estar cozidas em água e sal e, se desejar, dê uma passadinha no alho e óleo (prefiro). Forme um círculo com as flores em um prato grande e arrume o arroz ao centro desta coroa.
1
FILE DE PESCADA ASSADA COM CREME DE BRÓCOLIS
1
Ingredientes:
-4 filé(s) de pescada branca limpo(s)
-1 unidade(s) de cebola picada(s)
-1 colher(es) (sopa) de azeite
-2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
-1 colher(es) (sopa) de coentro picado(s) finamente
-1 xícara(s) (chá) de brócolis cozido(s)
-1 xícara(s) (chá) de leite desnatado
-1/2 xícara(s) (chá) de aveia em flocos
-4 colher(es) (sopa) de parmesão ralado(s)
-3 unidade(s) de clara de ovo
-quanto baste de sal
-1 xícara(s) (chá) de água
1
Preparação:
Refogue no azeite, todos os filés de peixe, até desmanchar. Acrescente a cebola, o tomate batido com 1/2 xícara de água, e sal a gosto. Refogue por mais uns 10 minutos. Em outra panela, coloque o leite com os flocos de aveia, leve ao fogo baixo, até engrossar. A seguir adicione os brócolis picados, as claras batidas em neve, o queijo ralado e o coentro. Unte um refratário com azeite, coloque o peixe, o creme de claras com brócolis e o queijo ralado. Asse até dourar.
1
NHOQUE RECHEADO COM BRÓCOLIS AO QUATRO QUEIJOS
1
Ingredientes:
-1 kg de batata cozida(s)
-2 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia
-1 unidade(s) de ovo
-1 colher(es) (café) de noz-moscada
-400 gr de brócolis em pedaços pequenos
-quanto baste de farinha de trigo Molho
-1 copo(s) de requeijão
-150 gr de parmesão ralado(s)
-100 gr de provolone ralado(s)
-50 gr de gorgonzola ralado(s)
-1 caixinha(s) de creme de leite
-1/2 copo(s) de leite
-2 dente(s) de alho picado(s)
-1 unidade(s) de cebola picada(s)
-2 colher(es) (sopa) de azeite
-quanto baste de sal
-quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)

1
Preparação:
MassaMisture bem todos os ingredientes até ficar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Espalhe farinha de trigo numa superfície lisa e, com pequenas porções da massa, faça um cordão de aproximadamente 2 cm de espessura. Corte os pedacinhos e espalhe numa assadeira enfarinhada. Cozinhe pequenas porções em água quente (sem ferver) até que subam à superfície. Retire e escorra bem, colocando diretamente num refratário. MolhoNuma panela aqueça o azeite e coloque o alho e a cebola, deixando-os dourar. Em seguida coloque o leite, seguido do requeijão. Misture bem até que requeijão fique numa consistência cremosa. Coloque em seguida o parmesão, o provolone e por último o gorgonzola, misturando sempre. Quando os queijos estiverem derretidos, acrescente o creme de leite, o sal e a pimenta à gosto. Misture com a massa, cubra com queijo ralado e coloque para gratinar por cerca de 15 minutos.
1
Fonte: Site Moo.pt
1
ARROZ COM BRÓCOLIS A MINHA MANEIRA
1
Ingredientes:
-2 xicaras de arroz cozido na água e sal
-3 colheres de manteiga ou margarina
-2 xicaras de brócolis bem picados (flor, folha, talo)
-1 dente de alho picado.
- sal quanto baste
1
Modo de fazer:
Derreta a manteiga e coloque o alho e o brócolis. Deixe refogar bem e junte o arroz cozido. Vá recheando e misturando ao arroz. Adicione o sal, se houver necessidade. Sirva com salmão grelhado e purê de batata ou abobóra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood