Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caruru, para Eliana.

Bom dia amigas...


Ira. Eliana e Ir. Vanclei, Sara
Maria Eduarda e Livia...
(na barriga da mamãe..rs):
Uma família abençoada
Uma coisa eu tenho que agradecer. Graças a Deus sempre encontro pessoas maravilhosas pelos locais que passo. Elas tem suas particularidades encantadoras, o que serve para torná-las inesquecíveis. E uma dessas pessoas é esposa de alguém que conheci a mais de quinze anos. Descobri que esta paulistana, residente em Itapetininga, é como eu quando se trata de quiabo...rs É capaz de comer uma panela inteira...rs, segundo ela me disse.  E para ela, vou postar aqui duas receitas maravilhosas. 


Ir. Eliana, sei que nos falamos pouco neste pouco tempo que passei a conhecê-la, mas a verdade é que vocês moram no meu coração. Me aguarde pois a qualquer momento chegarei com a baianada toda por ai... Sonho com aquele maravillhoso Rondelli com queijo e presunto que comi na sua casa....rs


Sejam muito feliz! E que a paz e a benção de Deus permaneça na sua casa e ao redor de todos que você com suas mãos tocar.
Bjs


O Quiabo!

Eu como na salada com azeite doce, na carne cozida, dentro do feijão verde com abóbora, cenoura e batata ou feijão convencional, cozida com abóbora, com carne do sol ou bacon ou calabresa, na sopa... e no caruru. Nesta receita tem gente que gosta dele triturado ou que corta miudinho, pra mim tanto faz, eu como com prazer os dois. No final quando mistura-se ao sabor dos outros ingredientes tem um efeito impressionante. A cor do prato pode desagradar pois é verde, mas quando você incorpora com os outros acompanhamentos... uiiiiii, é um espetaculo!!!

O Caruru é um dos pratos tipicos da Bahia. É originário da África, cozido a base de quiabo e pode ter acrescido caldo de peixe ou frango. Aqui, é utilizado na festa de São Cosme e Damião, na Semana Santa para acompanhar o peixe (festas que eu não participo por princípios religiosos) e como recheio do famoso acarajé. Mas na nossa familia o caruru é feito quando resolvemos comer a típica comida baiana, aí acrescentamos o vatapá, moqueca de peixe ou frango cozido, arroz branco e farofa de farinha de mandioca, é claro.

Eita, que me deu uma fome danada....rs




CARURU

Ingredientes
- 250 g de camarões secos
- 01 cebola grande
- 01 dente de alho
- pimenta do reino
- coentro, muito coentro picado
- sal, salsa e cebolinha a gosto
- o1 xícara (chá) de castanhas de caju moída
- 01 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
- 01 kg de quiabo
- 01 colheres (sopa) de óleo
- 02 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de Preparo
Afervente e retire as cascas dos camarões secos. Triture bem fino junto com a cebola, o alho, a pimenta e outros condimentos. Moaseparadamente a castanha de caju e o amendoim. Limpe osquiabos para tirar bem a gosma, lave-os, enxugue-os epasse um pouco de caldo de limão, corte-os em rodelas.Aqueça o óleo, refogue a mistura de camarões e ostemperos, acrescente o quiabo e vá mexendo com colherde pau. Tampe a panela e deixe cozinhar, juntando água fervente aos poucos até que cozinhe o quiabo. Continue mexendo até virar um creme, junte o amendoim e acastanha moída sem parar de mexer, prove e adicione salse for necessário, um pouco antes de tirar do fogo, acrescente azeite de dendê.

2 comentários:

  1. rsrsrsO brigada, Saadia, pelo carinho, pela atenção, pelas receeeitas...rs... Aliás, prefiro que você prepare o caruru enquanto eu fico com os Rondelles, o q acha,rs? Bjs e Deus abençõe vcs tb, de coração!Bjs, bjs, bjs, Eliana e família

    ResponderExcluir
  2. Vou treinar mais, porque é uma responsabilidade danada fazer comida para quem saber fazer comida boa como vc. Meu desejo é comer os deliciosos rondelles aí em Itapê e que vc possa vir em minha casa provar o caruru....rs De qualquer forma, tudo está nas mãos do Pai. Ele prepara tudo na hora certa. Bjs nas crianças...

    ResponderExcluir

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood