Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

segunda-feira, 14 de junho de 2010

É tempo de SOPAS e CALDOS!

Amigas,


Hoje estou feliz porque recebi uma notícia muito agradável. Fico contente em saber que as pessoas de quem eu gosto muito estão sendo abençoadas com o AMOR. Isso é ótimo! Significa que eu estarei cercada de pessoas felizes... o que torna o mundo mais aconchegante, não é verdade?!
Minha amiga até já me disse que deixa tudo por um prato de sopa... então em homenagem a ela, hoje eu vou postar sobre SOPAS e CALDOS. Minha amiga e colega de trabalho, super gente boa, meio na dela, é verdade, mas mora no meu coração, sempre.   Em relação as preferências culinárias: temos o gosto incontestável pelo manjerição...rs Ela gosta de sopa e caldos, saladinhas....rs e não gosta de FEIJÃO...rsssss é mole??? rs Um pouco diferente de mim, não é?rs... Mas, tudo bem, ninguém é perfeito, né??!...


C...tiaun, desejo que vocês sejam muito felizes.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
O casamento é um edifício que deve ser reconstruído todos os dias.
(André Maurois)


1
SOPA DE MANDIOQUINHA COM FRANGO
(280 calorias por porção)
2 peitos de frango
½ kg de mandioquinha
Couve
Temperos: Sal, pimenta-do-reino, orégano, manjericão, 2 colheres de sopa de cebola, 2 dentes de alho picados e 2 xícaras de caldo de frango.

Tempere o peito de frango com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira ponha um fio de azeite e grelhe o frango por cinco minutos de cada lado.Depois desfie o peito de frango e pegue uma panela para colocar o óleo, 2 colheres de sopa de cebola picada e dois dentes de alho picados. Refogue até a cebola fica molinha e acrescente a mandioquinha. Quando ela começar a cozinhar, acrescente o caldo de frango e deixe ferver até a mandioquinha ficar cozida. Bata tudo no liquidificador e volte a panela. Com fogo ligado acrescente a couve. Desligue o fogo e coloque o peito desfiado. Pronto, pode servir!

SOPA DE TOMATE
(200 calorias)
1 xícara de caldo de carne
1 xícara de molho de tomate pronto
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
Salsinha à vontade

Mão na massa: Junte em uma panela o caldo de carne ou de galinha pronto, o molho de tomates e deixe ferver. Acrescente sal e os temperos de que gostar. Junte a farinha de trigo torrada e mexa até dar uma engrossadinha. Salpique com a salsinha na hora de servir.


SOPA DE BETERRABA
(59,40 calorias)
3 beterrabas cortadas em pedaços grandes (500 g)
1 cenoura em pedaços (220 g)
1 alho-poró cortado em rodelas grossas (somente a parte branca)
1 amarrado de temperos verdes (salsão, cebolinha e tomilho)
½ colher (sopa) de sal grosso
4 colheres (sopa) de Farinha de Aveia Culinária (24 g)
folhas tenras de 1 maço de beterraba (100 g)


Modo de preparo
Cozinhe a beterraba, a cenoura, o alho-poró, o amarrado de ervas e o sal em 1,5 litro de água. Quando a beterraba estiver cozida (aproximadamente 30 minutos), apague o fogo, deixe esfriar e remova o amarrado de ervas. Bata os legumes com o caldo do cozimento e a farinha de aveia no liqüidificador até obter um creme uniforme. Volte a sopa para a panela, apenas para aquecer, e sirva em seguida, colocando em cada prato uma porção das folhas de beterraba lavadas e picadas bem fino.

CALDO VERDE
1 ½ litro de água
3 batatas grandes cortadas em pedaços
1 cebola média ralada
4 dentes de alho picados
1 lingüiça tipo portuguesa picada
1 lingüiça tipo paio picada
½ xícara (chá) de azeite de oliva
3 xícaras (chá) de couve cortada em tiras finas
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Em uma panela, coloque a água, as batatas, a cebola, o alho, as lingüiças e metade do azeite. Deixe cozinhar no fogo médio por cerca de 20 minutos ou até que estejam macios. Retire as batatas da panela e passe-as pelo espremedor. Acrescente a couve, a batata espremida e deixe cozinhar por mais 5 minutos com a panela destampada. Por fim, acrescente o restante do azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino


CANJA DE GALINHA
1 unidade(s) de frango inteiro
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 dente(s) de alho picado(s)
1 unidade(s) de cenoura limpa(s)
1 xícara(s) (chá) de Arroz

2 1/2 litro(s) de água
1 talo(s) de salsão
quanto baste de salsinha
quanto baste de sal
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja

quanto baste de queijo ralado para polvilhar
1
Modo de fazer:
Tempere a galinha com o alho picado sal, salsinha picada e deixe no tempero por umas duas horas. Coloque o óleo numa panela (na panela de pressão, é mais rápido) e refogue, até que a galinha fique dourado. Junte a cebola picada e refogue mais, até que a cebola esteja transparente. Junte a água, a cenoura inteira, o salsão e deixe cozinhar até que a carne esteja bem macia. Nesta hora, a carne macia, o caldo pronto, você pode optar por servir a sopa com os pedaços de ave inteiros ou só a carne desfiada. Se for servir a carne desfiada, é hora de retirar todos os pedaços e retirar a carne do osso, devolvendo-a ao caldo. Junte ao caldo o arroz lavado. Retire a cenoura e amasse-a com um garfo para dar cor à sopa. Cozinhe o arroz até que esteja bem macio. Junte a Salsa picada e desligue o fogo. Na hora de servir, salpique queijo ralado.
1
Dicas
1 - A canja também pode ser feita de frango. Lógico, não terá o mesmo sabor, mas ainda é gostosa. Faça da mesma forma, substituindo a galinha por frango. Não a deixe refogar muito, pois o frango é mole demais. O cozimento da carne é rápido, então, coloque o arroz para cozinhar logo que colocar a água, assim que esta ferver.
2 - Nos supermercados, encontram-se à venda galinhas pequenas, com cerca de um quilo que são ótimas, com o tamanho ideal para a canja para 4 pessoas.
3 - Se gostar, coloque um tomate sem sementes no caldo.
4 - Este caldo é o mesmo que se usa para fazer massas ao brodo. Prepare-o normalmente e, no lugar de arroz, coloque capeleti - mais ou menos, meio quilo para essa quantidade de caldo.
1
SOPA CREMOSA DE ABÓBORA COM FRANGO
1
Ingredientes:
1 kg de abóbora paulista (madura)
500 g de peito de frango
2 batatas médias
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amassados
óleo para refogar
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
cheiro verde picadinho
sal a gosto
1 pitada de pimenta calabresa
meia colher (chá) de açafrão
1 pitada de noz moscada

1
Modo de Preparo:
Cozinhe o peito de frango com água até cobrir e 2 tabletes de caldo de galinha na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Após cozinhar, desfie e refogue em outra panela com o óleo, o alho, a cebola e o açafrão e reserve. No caldo do frango, cozinhe a abóbora e a batata descascadas e picadas em cubinhos na pressão por cerca de dez minutos. Depois de cozido, amasse ou bata no liquidificador, deixando alguns pedacinhos inteiros. Misture esse caldo ao frango desfiado, junte o amido de milho dissolvido no leite, o sal, a pimenta e a noz moscada. Leve ao fogo baixo, mexendo até ferver e engrossar um pouquinho. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde.
1
Fonte: Mais Você

SOPA DE TOMATE II 

-02 colheres (sopa) de óleo
-1/2 xícara de cebola picada
-alho
-03 xícaras de tomate picado
-02 1/2 xícaras de água
-sal (a gosto)
-03 colheres (sopa) de margarina
-03 colheres (sopa) de farinha de trigo
-02 1/2 xícaras (chá) de leite
-salsa
 
Modo de fazer:
Frite no óleo a cebola e o alho. Adicione os tomates batidos no liquidificador, a água e o sal. Deixe ferver bem. Junte a margarina. Dissolva a farinha de trigo no leite e junte ao molho aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Por último, acrescente a salsa picadinha e desligue o fogo.

Um comentário:

  1. Saadiazinha!\Muuuito obrigada! Vc tb mora em meu coração! Adorei as receitinhas.. Vou tentar e te ligo qquer dúvida. Bjão!

    ResponderExcluir

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood