Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pavê delicia de Abacaxi: Ananda!

Bom dia, Amigas!


Dra. Ananda: Tão doce como o pavê
que a homenageia.
Este doce que vou colocar aqui hoje é para minha cunhadinha Ananda Menezes. Ela é uma daquelas pessoas que aparecem do nada, que você pensa que nem vai ficar e aí de repente você percebe que se enganou redondamente. Ela já te conquistou. E tão facilmente porque tem muita carisma e muita sensibilidade. Impossível mesmo é não gostar dela. E assim, ela foi ficando, ficando, ficando e está ficando por quase dez anos. O tempo voa. Sinceramente, eu espero que ela vá ficando por toda a minha vida, se isso a fizer feliz, é claro. Quero agradecer por ela ter mudado e transformado meu irmãozinho em uma pessoa bem melhor, mais socializado. Ah, vou agradecendo antecipadamente o perfume e a linda foto que ela tirou em algum lugar lindo da Europa só para mim(verdadeiro colírio para os olhos)....rs  Nandão, você mora no lado esquerdo do meu coração e em algum lugar do meu cerébro.... rssssssssss


Mudando de assunto....


Minha experiência:

Certa feita quando eu era gordinha, participei do programa Vigilante do Peso. Naquela época saímos com uma balança pesando tudo, cada grão, cada fatia, tudo era pesado e medido. Participávamos de reuniões, mas pra falar a verdade, nada daquilo me animou. Um dia, numa destas reuniões, uma coitada, pois só posso chamar assim, chegou comemorando que perdeu muito peso mas que para isso ficou uma semana toda só comendo abacaxi. 


Hoje eu percebo que aquilo não deveria ser comemorado, pois a pobre estava fazendo o que ninguém que quer perder peso pode fazer: restringir. Para perder peso é necessário educar e isso significa saber comer bem, colorir o prato, ter paciência e se policiar. Na maior parte das vezes, o obeso é muito ansioso, daí a missão se torna quase impossível, se não houver uma mudança de pensamento e atitudes. Também eu não o culpo, o mundo é cada dia mais dos magros. Ser gordo é quase como ter uma doença contagiosa e depois da bariátrica então, ficar gordo agora é como opção. Você é gordo porque quer. Eu sou reduzida e convivo com isso muito bem, mas conheço pessoas que foram gordas e continuam gordas na mente. Para essas a redução mutilou não só o estômago mas também levou a liberdade e as trancou no abismo do querer e não poder mais.


Bjs




PAVÊ DELICIA DE ABACAXI

Ingredientes:

Pão de ló:
-4 ovos
-4 colheres (sopa) de farinha de trigo
-4 colheres (sopa) açucar
 Doce de abacaxi:
-2 abacaxis picados
-2 xicaras (cha) de açúcar
 Creme 1:
-1 lata de leite condensado
-2 vezes a mesma medida de leite
-1 colher (sopa) de amido de milho
-3 gemas
 Creme 2:
-1 lata da creme de leite
-3 claras batidas em neve
-açúcar a gosto
 Cobertura final:
-Coco ralado (fresco de preferência)

Modo de fazer:

Fazer em primeiro lugar o pão de ló que deve forrar a forma que não precisa estar untada. Atenção porque o doce não será desenformado. Bater as claras em neve e juntar as gemas uma a uma. Acrescentar, sempre batendo, o açúcar; bater mais. Adicionar a farinha. Quando esfriar o pão de ló, espalhar o doce de abacaxi por cima. Este é feito levando ao fogo o abacaxi picado e uma calda grossa de açúcar. Preparar, no fogo, o creme 1. Junte todos os ingredientes e fique mexendo, em fogo brando, até cozinhar e engrossar. Deixe esfriar para jogá-lo sobre os abacaxis. Enquanto isso, bata na batedeira as claras em neve. Adicione açúcar a gosto, para ficar docinho e o creme de leite. Cubra o creme 1. Por fim, enfeite o doce com coco ralado.
Este doce precisa ser mantido, coberto com papel filme, na geladeira.

Fonte: Tudo Gostoso

 BOLO DE ABACAXI
Ingredientes

Cobertura
- 01 lata de leite condensado
- ½ pacote de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente (250g)
- 03 colheres (sopa) de suco de limão
- 250 g de açúcar de confeiteiro
- 01 clara em neve

Massa
- 08 ovos
- 01 xícara (chá) de açúcar
- 01 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó

Recheio
- 01 abacaxi
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 01 lata de leite condensado
- 02 vezes a mesma medida (da lata) de leite
- 04 colheres (sopa) de maizena
- 01 lata de creme de leite sem soro

Cobertura:
Bata a gordura vegetal até ficar macia, sem parar de bater vá acrescentando o leite condensado e uma colher (sopa) de suco de limão, até formar um creme homogêneo. Reserve. Na batedeira limpa, coloque o açúcar de confeiteiro, a clara e o suco de limão restante, bata até formar um suspiro, e sem parar de bater, vá acrescentando o creme reservado até formar uma mistura homogênea.

Massa:
Bata as claras em neve, sem parar de bater acrescente as gemas e o açúcar, deixe bater bem até aumentar de volume. Desligue a batedeira e misture aos poucos e delicadamente a farinha e o fermento. Coloque em uma fôrma retangular grande (26 x 38cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 40 minutos.

Recheio:
Pique o abacaxi em cubinhos e leve para cozinhar com o açúcar e meia xícara (chá) de água, até ficar brilhante. Coloque em uma peneira para escorrer a calda. Reserve a calda e o abacaxi. Coloque em uma panela o leite condensado, o leite e a maisena. Misture bem e leve ao fogo mexendo até engrossar. Deixe esfriar um pouco e misture o Creme de leite e reserve.

Montagem:
Abra a massa ao meio, umedeça com a calda reservada, coloque o recheio, o abacaxi, cubra com a outra parte da massa, umedeça novamente e cubra com o glacê.

Dicas:
*Para retirar o soro do Creme de leite, deixe a lata na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos no fundo e escorra o soro.
*Caso deseje uma consistência mais fluida, mantenha o soro.

Fonte: Nestlé

4 comentários:

  1. Saaaaaaaaaaaaaaa amei!!!
    Boa receita e umpouco das memórias póstumas de Saádia Cedraz no Tam GG....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ahhh vou me tornar melhor amiga do abacaxi agora.Já o amo!olha só!?!
    ioaauhauhaiuhaiuahiau...
    beeeijo minha blogueira predileta!

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei que a sra. Cedraz pudesse me fazer chorar!!! Deve ser a distância que me deixou mais sensível...rsrssrsr!Falando sério agora, Sá: ir ficando em sua família até hoje é uma bênção pela qual agradeço diariamente. Deus foi tão bom comigo, que colocou não só Maurício em minha vida (o que já seria, por si só, uma dádiva), mas também me presenteou com toda a família Cedraz e agregados, pela qual me sinto tão acolhida e amada que me faz amá-la como à minha família. Saiba que também fui completamente conquistada por cada membro dessa linda, solidária e acolhedora família!
    Amo vcs!
    Bjs,
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Nandão... vc pegou pesado.... fiquei toda emocionada!! Qd vc voltar tem bolo e pavê...rs

    ResponderExcluir
  4. Ahhh me emocionei aqui agora! momento ternura Saadia ta que ta melosa heheheheheh..... amo vcs tbmm mto!

    ResponderExcluir

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood