Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Filé a parmegiana: Lembrança de uma Lua de Mel!

 Bom dia!

Hoje eu recebi um post no Facebook com uma receita do Bifé à Parmegiana. Ai, eu lembrei da minha lua-de-mel em Porto de Galinhas, onde ficou marcada essa receita em minha mente, apesar dos peixes, dos camarões, das águas de coco... rs 

Bjs


BIFE À PARMEGIANA

Ingredientes:

-2 bifes de coxão mole (cada um com 250g)
-sal e pimenta-do-reino moída a gosto
-2 ovos misturados com 1/2 xícara (chá) de água, sal e pimenta-do-reino moída a gosto (para empanar)
-2 xícaras (chá) de farinha de rosca misturadas com 1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada (para empanar)
-pouco óleo para fritar os bifes
-1 litro de molho de tomate caseiro
-600 g de queijo muçarela ralado
-queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

Modo de fazer:

Numa superfície plana, coloque os bife dentro de um saco plástico e com o auxílio de um martelo de carne, bata em cada um até que dupliquem o tamanho. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Passe cada bife na mistura de ovos com água, sal e pimenta-do-reino. Depois passe-os na mistura de farinha de rosca com farinha de mandioca torrada e aperte bem. Numa frigideira grande com um pouco de óleo, frite os bifes até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve-os. Num refratário oval (29 cm X 18 cm) faça camadas da seguinte forma: metade do molho de tomate caseiro, um bife empanado e frito, metade do queijo mussarela ralado, o outro bife empanado e frito, a outra metade do queijo mussarela ralado e termine com o restante do molho de tomate caseiro. Leve para o forno 180ºC por +/- 15 minutos. Retire do forno, sirva com queijo parmesão ralado polvilhado a gosto e acompanhe com arroz e batatas fritas.

Curiosidade: Na verdade o filé a parmegiana é uma variação do bife à milanesa, com muito molho de tomate e gratinado com queijo. Não se sabe ao certo a origem do prato, no entanto ele tem referência na cozinha italiana, pois leva o nome de um dos queijos mais famosos da Itália, o parmiggiano-reggiano.

Molho de tomate

Ingredientes:

-1kg de tomates
-1 litro de água
-30 g de manteiga
-30 g de queijo parmesão ralado
-sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Numa panela em fogo médio, com água, coloque os tomates e deixe ferver por 15 minutos. Retire do fogo, transfira os tomates cozidos para um liquidificador e bata. Passe por uma peneira fina (ou chinoix). Volte o molho coado para o fogo, acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o sal e a pimenta-do-reino e deixe ferver por 30 minutos.

Créditos: Receitas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood