Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

sábado, 12 de novembro de 2011

E o nome é Bruschetta!!! (Para Gardênia)

Gardênia, Eu e Jucinha:
Trilhonaridades
Oi Gente,


Esta saborosa iguaria italiana, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro. Eu adoro esta receita porque ela é uma verdadeira mão na roda quando não se tem nada em casa e recebemos visitas. Apesar de ter outras receitas que me façam lembram dela, eu vou colocar estas aqui em homenagem a minha irmã, amiga Gardênia

Bjs
Fonte: Italiaoggi

Bruschetta de Tomate
Ingredientes:
-3 tomates maduros (picados em cubinhos)
-1 Pão Italiano (cortado em fatias)
- Azeite, Sal e Pimenta
- Manjericão fresco (1/2 xíc.)
- 1 dente de alho
Modo de Preparo:

Coloque o tomate, sal, azeite e manjericão em uma vasilha e deixe marinar por 1/2 hora. Doure a fatia de pão em uma grelha dos dois lados ou leve ao forno até torrar (sem endurecer). Em seguida, esfregue só um lado da fatia com o alho, coloque a mistura sobre o pão e por fim regue com um fio de azeite. Decore com 2 folhas de manjericão e salpique com pimenta-do-reino. Sirva em pratinhos individuais. 

Meu detalhe: Esta receita eu coloco mussarela ralada ou parmesão em fiapo.

Bruschetta de Gorgonzola
Ingredientes:

- 1 queijo Gorgonzola pequeno
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Pão de forma sem casca cortado em 4 pedaços (no forno para torrar sem endurecer)
- Banana nanica em rodelinha
- Mango Chutney, opcional

Modo de Preparo:

Num pote, amasse o queijo junto com o azeite (com um garfo). Não deixar ficar líquido e sim pastoso. Monte a pasta sobre as torradinhas, cubra com uma rodela fina de banana nanica e sirva. Se desejar coloque o Mango Chutney sobre a banana para finalizar.

Bruschetta de Atum com pimentão vermelho

Ingredientes:
- 2 Fatias de Pão grandes
- 1 Lata de Atum em Óleo Vegetal 120 gramas
- 1 Cebola Pequena Picada
- 2 Dente de Alho Picados
- 5 Colheres (Sopa) de Polpa de Tomate
- 1 Mão Cheia de Pimento Vermelho aos Cubinhos
- Azeite q.b.
- Folhinhas de Tomilho
- Maionese q.b.
- 1 Colher (Sopa) de Queijo Ralado
- Cebolinho Picado

Modo de fazer:

Ligue o forno nos 180ºC e leve ao forno até torrar ligeiramente. Numa frigideira coloque o azeite a cozinhar com a cebola e os alhos até que a cebola fique translúcida. Adicione a polpa de tomate, o atum e o pimento. Perfume com o tomilho. Deixe apurar. Baixe o lume e retire o pão do forno. Coloque a mistura de atum no pão e por cima espalhe a maionese. Polvilhe com o queijo e leve ao lume até dourar. Espalhe o cebolinho picado por cima da bruschetta. Sirva a gosto.


Bruschetta de calabresa

Ingredientes:
-Tomate picado
-Calabresa picada
-Cebola picada
-Queijo mussarela fatiada
-Azeite e orégano
-Manjerição (opcional)
-Pão francês adormecido 

Modo de fazer:

Cubra o pão com queijo mussarela fatiada. Depois acrescente o tomate, a calabresa e a cebola. Regue com o azeite e orégano. Leve ao forno para derreter o queijo.



2 comentários:

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood