Meus amigos queridos...

A

vida nem sempre é como esperamos. Pessoas chegam, pessoas partem... E quando elas sãos marcantes sempre deixam boas lembranças, que em minha opinião, nunca se esquece! Lembrar dos meus amigos através dos alimentos é algo especial porque a boa comida é para mim algo muito marcante, pois tem aroma, sabor e qualidade como toda a amizade deve ter.

Criei este blog como ferramenta para tentar homenagear estas pessoas que dão aroma, sabor e qualidade a minha singela vida. Sei que elas são como as estrela que posso não ver todo dia, mas que sei que sempre estarão lá para quando mais precisar deles. Amo todos.

Beijos,

Sra. Cedraz

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comidinhas tipicas: MUNGUNZÁ!

Boa Noite,

Desta vez demorei muito para aparecer... e tô feliz porque já temos mais uma seguidora a Santa Gastronomia. Puxa, seja bem-vinda! Só queria lembrar que não sou profissional, apenas amo cozinhar para os amigos e "roubar" receitas deles...rs

Eu queria postar a foto da Festa Junina da Cardiopediatria deste ano e embora já tenham ocorrido outras,  desta vez foi diferente porque foi a primeira que eu ajudei a organizar. 


Estava tudo muito bonitinho e gostoso! Médicos, Enfermeiras, Técnicas, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Maqueiros, Crianças e seus acompanhantes participaram unidos deste momento tão divertido e delicioso... Não tem Mastercard que pague, ver uma criança sorrir mesmo no momento tão traumático que é o internamento.

No cardápio tivemos bolos de tapioca, milho, carimã e formigueiro, mungunzá, pipoca, milho cozido, pacoça, pé de moleque, amendoim, cuscuz de tapioca, pão delicia, canjica, beijinho de milho, laranja e outras coisinhas mais...

Eu vou colocar aqui várias receitas ao longo do tempo, mas vou começar com uma que eu amo e faço sempre: MUNGUNZÁ, em homenagem a minha amiga e colega de trabalho, Dra. Zilma Verçosa

E em homenagem a outra pessoa fantástica que é Dra. Karla Pedrosa, eu vou deixar o link da TORTA DE TAPIOCA COM AMEIXA, outra receita que já coloquei aqui e que é fantástica.  


Bom apetite!

 MUNGUNZÁ

500g de canjica de milho
1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
duas medidas (da lata) de leite
8 cravos da índia
1 pedaço de pau de canela
1 vidro de leite de coco (200ml) (opcional)
50g de coco ralado em flocos
03 colh. de açúcar
canela em pó para polvilhar


Modo de fazer:


De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo em panela de pressão com dois litros de água fria e deixe cozinhar por +/- 1 hora. Depois de cozido, junte o LEITE MOÇA®, o leite, o acúcar, os cravos-da-índia e a casca de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos. Acrescente o leite de coco, mexa bem e retire do fogo. Coloque em uma tigela funda e sirva polvilhado com canela em pó.

3 comentários:

  1. Olá!!!! Para você que ainda não é seguidor e não pode ficar fora dessa... O blog Mastigando em Salvador preparou um mega promoção!!

    Quem quiser participar desta promoção deverá enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

    1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;

    2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde!

    Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado lá no blog!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eita que essa festinha tava animada de boa de comida!!!
    Oi! Meu nome é Sandra, e é um prazer seguir uma baiana que adora cozinhar (como eu, hahaha..).
    Passa lá no meu blog para me conhecer melhor, tá!?
    www.cozinhasanta.blogspot.com

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  3. Valeu Sandra... já de cara amei sua festinha tb... cara de tdb!

    ResponderExcluir

"Come racionalmente e esquece os médicos"
John Heywood